QUESTÕES
ETNICORRACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
No dia 26 de agosto de 2015, a auxiliar
administrativo Patrícia Aparecida Garcia Gouvêa, pós-graduanda em Gênero e
Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA apresentou no
Centro de Educação Infantil Professora Zuleica Caldeira Reis uma “Mochila de
Idéias”. A “Mochila” nasceu de uma pesquisa desenvolvida pela pós-graduanda
para atender ao Projeto do curso da UFLA. Após conversas informais com cinco
professoras do Centro de Educação Infantil e visitas na Biblioteca da
Secretaria Municipal de Educação foi possível perceber o envolvimento com as
questões etnicorraciais na Educação Infantil e o material disponível para
trabalhar a diversidade no ambiente escolar.
A “Mochila” contém sugestões de
atividades que poderão ser utilizadas na educação infantil considerando o que
estabelece as Leis 10.639 que trata da obrigatoriedade do Ensino de História e
Cultura afro-brasileira e Africana e 11.645 que inclui o Ensino da Educação
Indígena. O objetivo das Leis é resgatar a importância destes povos na
construção do país, considerando que durante muitos anos a escola preocupou-se
em enfatizar o sofrimento dos escravos africanos ou a “preguiça” dos índios encontrados
aqui ignorando suas culturas.
Segundo
a estudante, é importante erradicar o preconceito etnicorracial em nosso meio.
O ambiente escolar é o espaço ideal para desconstruirmos certos padrões
culturais que nos foram impostos durante muito tempo.
Além de agregar valor ao trabalho
dos profissionais da Instituição esta ação contribui para que a Educação
Municipal atenda o que estabelece o Plano Municipal de Educação, aprovado pela
Lei nº. 2.460 de 23 de junho de 2015:
EIXO 2 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
2.2 Assegurar nos currículos escolares conteúdos sobre a história do município, as culturas afro-brasileira e indígenas, e implementar ações educacionais, nos termos das Leis nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e nº. 11.645, de 10 de março de 2008, assegurando a implementação das respectivas diretrizes curriculares nacionais, por meio de ações colaborativas com fóruns de educação para a diversidade étnico-racial, conselhos escolares, equipes pedagógicas e a sociedade civil.
CARMO DA CACHOEIRA, Plano Municipal de Educação . Lei nº. 2.460/15, de 23 de junho de 2015.
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