quarta-feira, 2 de setembro de 2015

QUESTÕES ETNICORRACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

No dia 26 de agosto de 2015, a auxiliar administrativo Patrícia Aparecida Garcia Gouvêa, pós-graduanda em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA apresentou no Centro de Educação Infantil Professora Zuleica Caldeira Reis uma “Mochila de Idéias”. A “Mochila” nasceu de uma pesquisa desenvolvida pela pós-graduanda para atender ao Projeto do curso da UFLA. Após conversas informais com cinco professoras do Centro de Educação Infantil e visitas na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação foi possível perceber o envolvimento com as questões etnicorraciais na Educação Infantil e o material disponível para trabalhar a diversidade no ambiente escolar.

A “Mochila” contém sugestões de atividades que poderão ser utilizadas na educação infantil considerando o que estabelece as Leis 10.639 que trata da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana e 11.645 que inclui o Ensino da Educação Indígena. O objetivo das Leis é resgatar a importância destes povos na construção do país, considerando que durante muitos anos a escola preocupou-se em enfatizar o sofrimento dos escravos africanos ou a “preguiça” dos índios encontrados aqui ignorando suas culturas.
            Segundo a estudante, é importante erradicar o preconceito etnicorracial em nosso meio. O ambiente escolar é o espaço ideal para desconstruirmos certos padrões culturais que nos foram impostos durante muito tempo.
Além de agregar valor ao trabalho dos profissionais da Instituição esta ação contribui para que a Educação Municipal atenda o que estabelece o Plano Municipal de Educação, aprovado pela Lei nº. 2.460 de 23 de junho de 2015:

EIXO 2 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
2.2 Assegurar nos currículos escolares conteúdos sobre a história do município, as culturas afro-brasileira e indígenas, e implementar ações educacionais, nos termos das Leis nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e nº. 11.645, de 10 de março de 2008, assegurando a implementação das respectivas diretrizes curriculares nacionais, por meio de ações colaborativas com fóruns de educação para a diversidade étnico-racial, conselhos escolares, equipes pedagógicas e a sociedade civil.
 CARMO DA CACHOEIRA, Plano Municipal de Educação . Lei nº. 2.460/15, de 23 de junho de 2015.





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